Centro de Estudos

O Centro de Estudos Médicos da Santa Casa de Resende foi fundado em 7 de maio de 1957 por iniciativa do dr. Dário Dias Alves. Este centro foi importante para o desenvolvimento científico de vários/as profissionais de saúde da cidade, como médicos, dentistas e farmacêuticos, além dos químicos das indústrias de Resende. Grandes nomes da medicina fizeram parte do centro, como os médicos Lélio Gomes, Ágila Sobral, Victor Rosa e Creso Fontes. 

Centro de Estudos – Santa Casa – Anos 70

Em 1968, um mini auditório, decorado com estantes de uma biblioteca médica, abrigava as palestras do Centro de Estudos Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Resende. Nessa época, o presidente do centro era o dr. Nilton Guilherme. Ele e do dr. Lélio Gomes editaram o primeiro boletim do Centro de Estudos, com o patrocínio da Cyanamid Química do Brasil. Nesse informativo, foram divulgados trabalhos sobre a Síndrome da Costela Cervical, de autoria de Airton Ornellas, Lélio Gomes e Maurício Barbosa Menandro, que viria a ser diretor do Hospital de Emergência de Resende foi um dos primeiros médicos, no Brasil, a tratar fraturas de colo do fêmur com pinos deslizantes. Outro tema do jornal foi Cardiopatia Congênita Cianótica, do dr. Nivaldo de Oliveira e Silva, que, por sua vez, viria a ser um dos presidentes mais conceituados do Centro de Estudos, assim como o dentista Aziz Abrão.

Em 1992, o Centro contava com 95 membros e ainda mantinha uma rica e bem preservada documentação, um trabalho minuciosamente realizado pela secretária Nadir Ferreira de Azevedo. O Centro de Estudos interrompeu as atividades em 2017. Mas, a já há um interesse da Santa Casa e de profissionais da região para que o trabalho seja retomado. 

Lançamento do Livro de Memórias do Centro de Estudos – 2006.

Fontes:

Balieiro, Edson de Almeida (2009). Memória do Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia de Resende. Centro de Estudos Médicos de Resende – 1956-2006. 50 anos de Cultura Médica. Resende: CEMR. 

Bento, Cláudio Moreira (1992). A Saga da Santa Casa de Misericórdia de Resende (1835-1992). Senai. 

http://www.ahimtb.org.br/Resende-RJ-A%20Saga%20da%20Santa%20Casa%20da%20Miseric%C3%B3rdia%20%20N.S%20da%20Piedade.pdf

http://resende.rj.gov.br/noticias/rechuan-lamenta-morte-de-ex-diretor-do-hospital-de-emerg-ncia

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000400022