Composição

COMISSÃO GESTORA  

A Santa Casa de Misericórdia de Resende atualmente é gerida por uma comissão de intervenção, com representantes do hospital, da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Resende. 

Presidente: Alexandre Sérgio Alves Vieira – Secretário Municipal de Saúde 

Membros: 

  • Luiz Eduardo Rodrigues Saldanha – Diretor Geral da Santa Casa 
  • Ricardo Gomes Graciosa – Superintendente Municipal de Atenção Especializada  
  • Cleber Raimundo Romeiro Goulart da Silva – Diretor Técnico da Santa Casa 
  • Beatriz Fonseca – Superintendente de Enfermagem e Qualidade da Santa Casa  
  • Edicéia de Oliveira Fontenla – Membro do Conselho Municipal de Saúde 

DIRETORIA EXECUTIVA:

  • Luiz Saldanha – Diretor Geral 
  • Marcos van Deursen – Diretor Administrativo
  • Cleber Raimundo Goulart – Diretor Técnico

Comissões Internas: 

A Santa Casa de Misericórdia de Resende tem na sua composição comissões internas que cumprem exigências de órgãos reguladores como a Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Medicina (Cremerj) entre outros. 

Comissão de Ética Médica – Avalia a conduta dos profissionais da instituição e faz a análise de casos que violem os códigos de ética do corpo clínico e outros profissionais da saúde que atuam no hospital. 

Comissão de Controle e Infecção Hospitalar – CCIH – 

 A infecção hospitalar ou IRAS (infecção relacionada à assistência à saúde), como é chamada atualmente, é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em hospitais. A Santa Casa de Misericórdia de Resende, seguindo a portaria 196 do Ministério da Saúde, mantém uma comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Essa comissão é um órgão deliberativo diretamente subordinado ao diretor técnico da Santa Casa. A comissão desenvolve ações diversas para o controle da infecção hospitalar. Entre as ações estão campanhas de orientação de higienização.

Comissão de Prontuário de Pacientes – Verifica o preenchimento correto e completo dos prontuários de internação para evitar erros de procedimentos. 

Comissão de Avaliação dos Prontuários Psiquiátricos – Formada por um médico psiquiatra, uma assistente social e uma enfermeira, ela verifica o preenchimento correto dos prontuários médicos dos pacientes.

Comissão de Óbito – Estuda e observa as causas dos óbitos registrados na Santa Casa de Misericórdia para controle interno.

Núcleo de Segurança do Paciente –  Elabora estudos e executa ações que possam reduzir a um mínimo aceitável ou eliminar os riscos na assistência em saúde que podem causar danos ao paciente. 

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes –. A comissão controla os acidentes de trabalho e desenvolve campanhas de prevenção, de acordo com as normas do Ministério do Trabalho.

NOSSA EQUIPE: 

A equipe de profissionais da Santa Casa trabalha com empenho para sempre prestar o melhor atendimento. Um time que veste a camisa para cumprir a missão de assistir à população mais carente. Do médico ao funcionário de serviços gerais, temos orgulho dos nossos colaboradores.  

Fotos: Marcio Fabian

Uma vida de dedicação à Santa Casa

Maria Thereza Abrão – médica – 50 anos prestando serviço à população mais carente

Marcos Van Deursen – diretor administrativo – 30 anos de dedicação para cumprir a missão filantrópica do hospital

Sócrates Varginha – médico – desde a residência já são 31 anos de prestando o melhor atendimento 

Maria Cecília Fidelis – auxiliar de lavanderia – entre idas e vindas, já somam 40 anos de trabalho na Santa Casa 

Eli de Paula – técnico de enfermagem – há 31 anos começou com auxiliar e descobriu sua vocação. 

José Renato Fraga – técnico em radiologia – Em 39 anos, se profissionalizou na Santa Casa.