Os setores técnicos dos laboratórios de análises clínicas compõem sua estrutura fundamental. Ao lado da estrutura física, composta pelo mobiliário e pelos equipamentos, são responsáveis pela entrega de qualidade ao cliente final.

 

São setores técnicos do laboratório de análises clínicas:

– Bioquímica,

– Endocrinologia,

– Hematologia,

– Imunologia,

– Micologia,

– Microbiologia,

– Parasitologia, e

– Uroanálise.

 

No entanto, é oportuno citar também os setores do laboratório de análises clínicas complementam o trabalho específico, que são o setor de coleta e triagem, de expurgos e de esterilização.

 

Importância da Santa Casa de Resende levar os setores técnicos do laboratório de análises clínicas para outro espaço.

 

A Santa Casa de Resende vem buscando organizar seus fluxos e ampliando sua capacidade instalada de leitos e prestação de serviços.

 

Desta forma, estamos levando os setores técnicos do laboratório para um espaço mais amplo, pois é uma necessidade primária para uma gestão eficiente do negócio. Além disso, o segmento de saúde sofre intensa regulação de órgãos específicos, como Ministério da Saúde, Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa, Secretarias Estaduais de Saúde, órgãos de classe e Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. 

 

Por isso, o primeiro ponto que podemos destacar acerca da importância da organização dos setores técnicos do laboratório de análises clínicas é a concordância com as normas editadas por tais órgãos. Afinal, um negócio da área da saúde que não respeita tais regulações, que também tratam de sua estrutura técnica, pode ser impedido de funcionar.

Em segundo lugar, é importante que o laboratório esteja organizado em setores técnicos para realizar seus serviços em espaços adequados. Cada atividade específica do laboratório exige instalações adaptadas às necessidades dos procedimentos. Por isso, cada setor técnico deve atender às especificações previstas em normas. Tamanho do local, disposição dos equipamentos (deve permitir o uso adequado e confortável pelos usuários), temperatura e outras questões devem ser observadas.

 

Assim, a importância da organização dos setores do laboratório de análises clínicas se resume em:

* Atender às normas dos órgãos reguladores para que o negócio esteja apto a funcionar;

* Realizar os serviços em espaços adequados aos procedimentos;

* Adequar o espaço aos equipamentos necessários.

 

Todos esses quesitos têm um papel fundamental na qualidade dos exames e no atendimento prestado.

 

As obras do setor já estão avançando. No momento estamos fazendo as divisórias dos setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *